As estrias são um grande problema estético que atinge principalmente as mulheres.
Em que circunstâncias podem aparecer?
- Durante a gravidez
- Durante a adolescência
- Obesidade e distúrbios nutricionais
- Devido a doenças endócrinas e tratamentos com corticóides
- Puberdade: elas surgem nas coxas, anca, seios e nádegas
- Durante a gravidez: localizam-se sobretudo na barriga e seios.
Como é que se distribuem?
- Na barriga: em redor do umbigo.
- Coxas e nádegas: de forma oblíqua
- Seios: orientadas em direcção à auréola
- Tronco e nas raízes dos braços e pernas: são transversais.
Como é que o aspecto das estrias evolui ao longo do tempo?
Há uma fase inicial inflamatória, em que as estrias são ligeiramente planas ou elevadas, com uma cor púrpura, começando rapidamente a alargar e a alongar, passando para uma cor violácea. Na fase seguinte, chamada cicatricial, as estrias vão evoluir para o seu aspecto definitivo: uma atrofia provoca uma depressão cutânea, a epiderme mais fina nessa zona adquire um aspecto branco nacarado mas também pode, muito raramente, pigmentar-se e ficar do tom da pele. Se não forem tratadas, as estrias vão persistir indefinidamente: quanto muito podem diminuir ligeiramente de tamanho e a sua cor pode atenuar-se ligeiramente.
Podem ser tratadas e eliminadas definitivamente?
Para começar, convém saber que, se não forem tratadas, não há a mínima hipótese de elas desaparecerem espontaneamente. A estria nunca desaparece completamente, embora a sua cor possa ir clareando até ao branco nacarado e, com a ajuda de tratamentos dermatológicos específicos, a sua largura, profundidade e cor possam diminuir, tornando-as menos visíveis.
Ao fim de quanto tempo se começam a ver resultados com um tratamento cosmético?
É aconselhável seguir o tratamento durante pelo menos 6 a 8 semanas, massajando cuidadosamente o produto na área afectada. Os primeiros resultados começam a notar-se entre o 21º e o 25º dia de tratamento assíduo.
O sol pode agravá-las?
Como a pele já não consegue fabricar pigmento e bronzear nas estrias propriamente ditas, elas notam-se mais quando bronzeamos porque vão continuar brancas. Mas se forem devidamente tratadas, após alguns meses as células que fabricam os pigmentos reactivam-se e então as estrias serão pigmentadas à semelhança do resto da pele.
Juliana, eu tenho estrias desde a minha adolescência e gostava de as poder aclarar de alguma forma. Esses tratamentos que falas aplicam-se nas estrias já cicatrizadas? Consiste apenas na aplicação de determinados produtos receitados pelo dermatologista?
ResponderEliminarBeijinhos*
Não, eu nunca fiz qualquer tratamento. E na altura que apareceram não apliquei nenhum creme.
ResponderEliminarPois eu na altura não dei a devida atenção, até porque não estava informada.
ResponderEliminarNão me recordo se demoraram muito tempo ou não a cicatrizar.
As minhas neste momento estão totalmente brancas e uma ou outra meio arroxeadas. Eu tenho uma certa corzinha e elas destacam-se muito principalmente nos seios. E quando me bronzeio não gosto nada de ver, ficam muito salientes e feias.
Vou então experimentar um creme desses a ver se resulta.
ResponderEliminarAinda hoje fiz uma encomenda da Avon, tenho de ver esse creme.
Muito obrigada :)
Beijinhos*