Escreva a sua pesquisa

4 de julho de 2011

O que são calorias?

No artigo de hoje iremos falar sobre calorias e saber qual a sua importância para a nossa saúde, nomeadamente na influência no aumento e na perda de peso.

Sabia que um bolo comprado numa pastelaria ou já confeccionado e vendido em embalagens no supermercado pode corresponder ao mesmo número de calorias do que uma batata frita de tamanho médio?
Por vezes, nós comemos sem saber o que estamos a comer e há quem faça refeições com o total de calorias que devemos ingerir por dia. Continue a ler o artigo e descubra mais sobre esta fonte de energia para o nosso organismo, as calorias.

O que são calorias?

As calorias são a fonte de energia necessária para que o nosso corpo possa funcionar. Todos os alimentos possuem uma quantidade de calor que fornecem ao nosso organismo após serem ingeridos e metabolizados. As calorias são fundamentais para o nosso organismo, mas cada organismo metaboliza essa energia de forma diferente, daí existirem pessoas que comem de tudo e até demais e continuarem magras ou de peso normal, e outras aumentarem de peso ao mínimo deslize na alimentação.

Cada movimento dos nossos músculos, cada actividade das nossas células e cada mensagem enviada pelo nosso cérebro necessita energia e conseguimos essa energia através das calorias dos alimentos que consumimos.

Quais os nutrientes que são fontes de energia?
Glícidos - equivalem a 4 calorias por grama
Proteínas - equivalem a 4 calorias por grama.
Lípidos - equivalem a 9 calorias por grama.
Álcool - equivale a 7 calorias por grama.

As vitaminas e os oligoelementos não são fontes de calorias.

Quantas calorias devemos consumir por dia?
Um homem adulto precisa comer em média 2.000 calorias por dia, enquando uma mulher precisa ingerir em média 1.500 calorias por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular