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12 de julho de 2011

Exercício Físico - Como usufruir dos benefícios? (Parte II)

Depois de ter iniciado a série de artigos sobre Exercício Físico com o artigo sobre os benefícios do exercício físico, hoje irei dar continuidade com um artigo que irá explicar como usufruir da melhor forma dos benefícios proporcionados.
O ideal é praticarmos exercício físico diariamente, mas para quem não tem tanta disponibilidade, é aconselhável exercitar-se pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo, meia hora e trabalhar todos os grupos musculares.
É importante irmos aumentando o tempo de duração e frequencia, e aumentar a intensidade progressivamente.
Se estás a pensar começar agora um programa, opta por um leve e vai aumentado o ritmo ao longo dos dias.
Uma caminhada de 20/30 minutos por vezes é suficiente para começarmos um bom plano de exercícios.

Para conseguirmos tirar o maior proveito dos benefícios temos que ter em conta os seguintes aspectos
  • Incluir alguns períodos de actividade física intensa.
  • Exercitar grande parte dos músculos do tronco e membros inferiores.
  • Incluir exercícios aeróbios e anaeróbios.
  • Manter o hábito da prática de exercício físico ao longo da vida.
  • Fazer exercício 3 a 5 vezes por semana com 1 ou 2 dias de descanso para recuperação.
  • Faça um plano à sua medida.
  • Se tiver problemas de saúde crónicos ou problema cardíacos, deverá procurar o seu médico para aconselhamento.
  • Pessoas com mais de 50 anos é aconselhável consultarem o seu médico para garantir que não têm problemas cardíacos ou outros problemas de saúde.
  • Alongar antes de iniciar a prática de actividade física para prevenir o risco de lesões.
  • Beber água para prevenir a desidratação.
  • Não fazer exercício físico quando se está doente ou com alguma indisposição.
  • Aliar o exercício físico a uma alimentação saudável.
Que estão a achar desta série de artigos?

5 comentários:

  1. Muito bons! ;)
    Quero ler mais^^
    Beijinhos*

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  2. ideias interessantes, que pela minha oarte tento manter. Faço diariamente 50 a 70 abdominais. Sempre que possível, pedalo 1 hora na BIcicleta ou na pedaleira e acompanho com movimentos os braços para fortalecer a musculatura. Tento fazer a melhoralimentação possível: comer pouco e vária vezes, e vegetais o mais que posso. Bebo muita água ao longo do dia... enfim faço o que posso.

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  3. respondendo à sua questão, que me deixou no blogs, pode crer, tenho visto resultado pois, após o aumento de 5 kg a quando da minha menopausa aos 43 anos, o paeso parou de aumentar e até diminuiu 1 kg. Estou com 52 kg e ainda espero conseguir os 50 kg, apesar de querer regressar aos meus 47 kg. Isso era ouro sobre azul. Aguardemos. jinhos e obrif«gado pela sua palavra.

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  4. Parabéns pelo post

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  5. heeey!
    já sou tua seguidora!
    olha, o teu blog está muito bom, mesmo, demais.
    kt mais leio, mais gosto!
    bj
    bee*

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Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

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