Diferença entre a dieta vegetariana e vegana
Juliana Barros
terça-feira, julho 30, 2019
Vegetarianismo
Hoje em dia vemos cada vez mais pessoas vegetarianas, e como parece ser um fenómeno crescente, achei interessante escrever um artigo que aborde as vantagens e desvantagens destas dietas.
Para que possamos entender existem 3 tipos:
- Os veganos não comem nada de origem animal, isto é, não comem carne, peixe, marisco, leite ou ovos. Eles também não compram produtos feitos com produtos de origem animal.
- Os vegetarianos não comem carne nem peixe nem marisco, mas comem ovos e derivados de leite.
- Os flexitarianos têm uma dieta mais flexível, pois tentam ser vegetarianos, mas ocasionalmente comem carne, peixe ou delícias do mar. Um caso bastante comum é o das pessoas que não comem carne, mas comem peixe e marisco.
Artigo relacionado: Vegetarianismo - O que é e como seguir este regime?
Vantagens da dieta vegetariana
- Comer principalmente produtos de origem vegetal tem certas vantagens ao nível da saúde e nutrição, e também ao nível ético.
- A vantagem aparentemente mais óbvia e a razão pela qual a maioria das pessoas decide parar de comer carne ou reduzir o seu consumo: é a de proteger os animais.
- Trata-se de uma motivação nobre, tendo em conta que a maioria dos animais é destinada a alimentação humana.
- Outro argumento comum dos vegetarianos é o impacto ambiental da produção de alimentos de origem animal. Um bovino consome cerca de 8 a 10% do seu peso diariamente em água, e logicamente, as vacas leiteiras são as que consomem mais água.
- Pelo que o metano produzido pelos animais é também um dos principais causas do efeito estufa.
- Além disso as dietas ricas em vegetais geralmente têm um alto teor de fibras, algo com um impacto muito positivo na saúde.
- Não comer animais reduz a ingestão de gorduras saturadas.
- Comer muitas frutas e vegetais também é importante devido às vitaminas e minerais que são importantes para o corpo.
- As dietas vegetarianas mostraram ter aspetos positivos para a saúde em pelo menos três aspetos: menor risco de morte por doença cardíaca isquémica, redução dos níveis de colesterol e do índice de massa corporal.
Desvantagens das dietas vegetarianas
Ser vegetariano, evita matar animais? É discutível. Às vezes as pessoas não sabem que um aumento do consumo de produtos vegetais tem um efeito duplo: por um lado, reduz o número de mortes de animais criados para alimentação, mas, por outro lado, o cultivo massivo de produtos como trigo, milho, arroz, tendem a favorecer o desmatamento e a destruição do habitat de espécies silvestres. Isso também significa a morte de animais.
Existem alguns riscos para a saúde para quem faz dietas vegetarianas, tais como a falta de vitamina B12 (especialmente preocupante no caso de mulheres grávidas) falta de ferro ou zinco e falta de vitamina D e cálcio (para vegans) .
Além disso, existe o risco de consumir um excesso de ácidos gordoss como o ómega 6.
É aconselhável ser vegetariano ou vegano?
É uma decisão pessoal. É claro que um vegano que se preocupa com o que come e compensa a falta de algumas vitaminas e minerais, graças a alguns suplementos alimentares pode ter uma dieta muito mais saudável do que um omnívoro que come sem equilibrar a sua dieta ou mudar a alimentação. Mas, para não ter nenhuma carência, é necessário informar-se muito bem, e consultar um nutricionista, para esclarecer qual é a melhor maneira de combinar a ética vegana com hábitos saudáveis.
No blog Viver Saudavelmente não recomendamos nada, nem ser vegetariano nem ser omnívoro. Temos a opinião que cada pessoa deve decidir o que é melhor para si e depois adaptar-se. O mais importante é ingerir proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais nas proporções recomendadas, seguindo a lógica da pirâmide alimentar. Informe-se com o seu nutricionista que lhe pode fornecer uma lista de alimentos que são recomendados para o consumo diário e os que devem ser consumidos apenas ocasionalmente, além dos que não são recomendados. Alguns desses alimentos são de origem animal, outros de origem vegetal. Mantenha-se informado e tenha atenção à sua dieta, para evitar problemas de saúde.