Escreva a sua pesquisa

30 de julho de 2019

Diferença entre a dieta vegetariana e vegana

Hoje em dia vemos cada vez mais pessoas vegetarianas, e como parece ser um fenómeno crescente, achei interessante escrever um artigo que aborde as vantagens e desvantagens destas dietas. 

Para que possamos entender existem 3 tipos: 

  1. Os veganos não comem nada de origem animal, isto é, não comem carne, peixe, marisco, leite ou ovos. Eles também não compram produtos feitos com produtos de origem animal. 
  2. Os vegetarianos não comem carne nem peixe nem marisco, mas comem ovos e derivados de leite. 
  3. Os flexitarianos têm uma dieta mais flexível, pois tentam ser vegetarianos, mas ocasionalmente comem carne, peixe ou delícias do mar. Um caso bastante comum é o das pessoas que não comem carne, mas comem peixe e marisco. 

Artigo relacionado: Vegetarianismo - O que é e como seguir este regime?

Vantagens da dieta vegetariana 

  • Comer principalmente produtos de origem vegetal tem certas vantagens ao nível da saúde e nutrição, e também ao nível ético
  • A vantagem aparentemente mais óbvia e a razão pela qual a maioria das pessoas decide parar de comer carne ou reduzir o seu consumo: é a de proteger os animais. 
  • Trata-se de uma motivação nobre, tendo em conta que a maioria dos animais é destinada a alimentação humana. 
  • Outro argumento comum dos vegetarianos é o impacto ambiental da produção de alimentos de origem animal. Um bovino consome cerca de 8 a 10% do seu peso diariamente em água, e logicamente, as vacas leiteiras são as que consomem mais água. 
  • Pelo que o metano produzido pelos animais é também um dos principais causas do efeito estufa. 
  • Além disso as dietas ricas em vegetais geralmente têm um alto teor de fibras, algo com um impacto muito positivo na saúde. 
  • Não comer animais reduz a ingestão de gorduras saturadas. 
  • Comer muitas frutas e vegetais também é importante devido às vitaminas e minerais que são importantes para o corpo. 
  • As dietas vegetarianas mostraram ter aspetos positivos para a saúde em pelo menos três aspetos: menor risco de morte por doença cardíaca isquémica, redução dos níveis de colesterol e do índice de massa corporal. 

Desvantagens das dietas vegetarianas 

Ser vegetariano, evita matar animais? É discutível. Às vezes as pessoas não sabem que um aumento do consumo de produtos vegetais tem um efeito duplo: por um lado, reduz o número de mortes de animais criados para alimentação, mas, por outro lado, o cultivo massivo de produtos como trigo, milho, arroz, tendem a favorecer o desmatamento e a destruição do habitat de espécies silvestres. Isso também significa a morte de animais. 


Existem alguns riscos para a saúde para quem faz dietas vegetarianas, tais como a falta de vitamina B12 (especialmente preocupante no caso de mulheres grávidas) falta de ferro ou zinco e falta de vitamina D e cálcio (para vegans) . 

Além disso, existe o risco de consumir um excesso de ácidos gordoss como o ómega 6. 

É aconselhável ser vegetariano ou vegano? 

É uma decisão pessoal. É claro que um vegano que se preocupa com o que come e compensa a falta de algumas vitaminas e minerais, graças a alguns suplementos alimentares pode ter uma dieta muito mais saudável do que um omnívoro que come sem equilibrar a sua dieta ou mudar a alimentação. Mas, para não ter nenhuma carência, é necessário informar-se muito bem, e consultar um nutricionista, para esclarecer qual é a melhor maneira de combinar a ética vegana com hábitos saudáveis. 

No blog Viver Saudavelmente não recomendamos nada, nem ser vegetariano nem ser omnívoro. Temos a opinião que cada pessoa deve decidir o que é melhor para si e depois adaptar-se. O mais importante é ingerir proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais nas proporções recomendadas, seguindo a lógica da pirâmide alimentar. Informe-se com o seu nutricionista que lhe pode fornecer uma lista de alimentos que são recomendados para o consumo diário e os que devem ser consumidos apenas ocasionalmente, além dos que não são recomendados. Alguns desses alimentos são de origem animal, outros de origem vegetal. Mantenha-se informado e tenha atenção à sua dieta, para evitar problemas de saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular