Todos nós gostamos de comer boas refeições, de ter a possibilidade de comer aquilo que mais gostamos e apreciar ao máximo as sensações que o nosso paladar nos providencia. Contudo, há certas doenças que podem limitar a nossa dieta, quando comemos algo estragado ou mal preparado o nosso estômago dá logo o alerta com nauseas, vómitos ou diarreia. As mais comuns são as gastroentrites, mas hoje vamos falar um pouco sobre uma doença não muito comum mas que começa com sintomas semelhantes, a doença de Crohn.
O QUE É A DOENÇA DE CROHN?
A doença de Crohn é uma doença crónica (uma doença que não é tratada em pouco tempo) caracterizada por uma inflamação no tracto gastrointestinal (da boca até ao ânus).
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DOENÇA DE CROHN?
Apesar de muita pesquisa por parte da comunidade científica, a causa exacta desta doença ainda é desconhecida, porém, vários estudos apontam para um número reduzido de factores que podem desplotar esta doença:
- Genes;
- O ambiente envolvente;
- Reação auto-imune;
Outros estudos também indicam que é mais provável que a doença se desenvolva:
- Entre os 20 e os 30 anos;
- Em pessoas com familiares (normalmente irmãos ou pais) com a doença;
- Em fumadores;
QUAIS SÃO OS SINAIS/SINTOMAS?
Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são:
- Diarreia;
- Dores abdominais;
- Perda de peso;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Febre;
COMO DIAGNOSTICAMOS A DOENÇA DE CROHN?
- Analisando o historial de família;
- Exame físico;
- Testes de laboratório;
- TAC;
- Endoscopia;
COMO TRATAR A DOENÇA DE CROHN?
Como se trata de uma doença crónica, os tratamentos são longos, não há uma cura específica, estes tratamentos apenas aliviam os sintomas e previnem reincidências, contudo os pacientes conseguem viver uma vida relativamente confortável. Os possíveis tratamentos são:
- Medicação;
- Cirurgia;
- Complementos nutricionais;
Em casos extremos, o paciente apenas pode beber líquidos, tendo de receber nutrientes através de um catéter inserido na veia de um dos braços do paciente durante uns dias, de forma a limpar os intestinos;
QUAIS AS COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS À DOENÇA DE CROHN?
- Úlceras;
- Fissuras anais;
- Obstipação;
- Inflamações noutras áreas do corpo (ex: pele, olhos, articulações);
- Má absorção de nutrientes;
Pacientes com esta doença localizada no intestino grosso têm uma maior probabilidade de desenvolverem cancro do cólon, pelo que é muito importante ser seguido de perto pelo médico de forma a serem examinados regularmente.
Para mais informações por favor consulte o seu médico, ou consulte o website da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI): www.apdi.org.pt
Muito bom o seu blog. TExto claro e direto como deve ser. Também temos um endereço na internet sobre o assunto. Nossa página tem como objetivo disponibilizar informação população em geral, doentes e seus familiares, de forma a contribuir para o melhoramento do diagnóstico, cuidados e tratamento de doenças. Fique à vontade para nos fazer uma visita.
ResponderEliminar