O que é o colesterol?
O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo, que tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos, e os produtos lácteos.
O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas (paredes) celulares, hormonas, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam a digerir os alimentos. No entanto, o nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades.
O colesterol circula no sangue ligado a uma proteína: este conjunto de colesterol - proteína é, por isso, conhecido por lipoproteína. As lipoproteínas são classificadas em altas, baixas ou muito baixas, em função da respetiva proporção de proteína e gordura em cada uma, o que determina a sua densidade.
Existem alguns tipos de colesterol, tais como:
- Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): são vulgarmente conhecidas como «mau» colesterol, por ser aquele que se deposita na parede das artérias, provocando aterosclerose. Quanto mais altas forem as LDL no sangue, maior é o risco de doença cardiovascular.
- Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também conhecidas por colesterol «bom», que tem como papel a limpeza das artérias, pelo que quanto mais altas forem menor risco há para o surgimento de doenças cardiovasculares.
- Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): são semelhantes às LDL, mas contendo mais gordura e menos proteínas.
- Triglicerídeos: são um outro tipo de gordura que circula no sangue ligada às VLDL. Uma alimentação excessivamente rica em calorias, açúcares ou álcool eleva os triglicerídeos, aumentando o risco cardiovascular.
Há alguns alimentos que ajudam a controlar o colesterol, que são:
- Peixes (ricos em ómega 3, como o salmão, atum e truta);
- Aveia (diminui as concentrações de colesterol total);
- Nozes e Castanhas (apresentam antioxidantes);
- Chocolate negro (rico em substâncias que diminuem o LDL);
- Azeite (regula as taxas do colesterol);
- Alcachofra (diminui os níveis de colesterol);
- Laranja (limita a absorção do colesterol no intestino);
- Vinho (promove a elevação de colesterol bom);
- Linhaça (rico em ómega 3);
- Canela (combate o colesterol);
- Soja (protege o coração);
- Açaí (contribui na prevenção de doenças cardiovasculares);
- Chá (protege contra a formação de coágulos no sangue);
- Frutas vermelhas (controlam o colesterol);
No entanto, o colesterol traz muitos riscos para a saúde e convém saber como e porquê
Assim, o colesterol, quando em excesso no sangue, pode depositar-se nas paredes das artérias, fazendo com que o sangue tenha dificuldade em passar através delas. A passagem do sangue através das artérias é fundamental para a oxigenação dos tecidos e do próprio coração, o qual fornece a força para que o sangue circule.
Já pensou o mal que o calcário pode fazer a uma canalização? O colesterol pode provocar danos semelhantes às suas artérias. A diferença é que não as pode substituir por mais dinheiro que tenha para despender. Uma vez danificadas vai ter de viver com elas assim.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.