"Na maioria das vezes, este acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes, e bebidas alcoólicas", afirma a nutricionista Tamara Mazaracki.
O que é a gordura localizada? Como é que ela se forma?
A gordura pode tornar-se localizada em alguns lugares específicos do corpo. Os mais comuns são: região abdominal e flancos e região ginóide (coxas e quadris).
A gordura da região abdominal forma-se quando a pessoa não faz dieta repartida, ou seja, não come de três em três horas. Isso acontece porque o organismo armazena gordura para os momentos que este necessita, (de fome ou escassez), e assim ocorre a formação de gordura na região dos flancos e região abdominal.
A acumulação de gordura na região ginóide é mais comum em mulheres do que em homens.
Contudo, esta acumulação é causada pelo desequilíbrio entre estrogénio, progesterona, testosterona. As hormonas femininas (estrogenio, progesterona) são os principais causadores da gordura localizada nas coxas e quadris. Estas hormonas interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática, e ainda facilitam a retenção de água e sal.
No entanto, estas coordenam a deposição de gordura no abdómen, quadril e coxas para dar ao corpo o aspeto feminino.
Alguns pontos para que saiba como evitar a gordura localizada:
- Comer de três em três horas
- Consumir alimentos de baixa carga glicêmica (batata-doce, maça)
- Comer frutas, verduras, legumes
- Evitar comidas gordurosas e industrializadas
- Fazer exercício físico com regularidade
7 Alimentos que ajudam na perda de gordura localizada:
- Peixes e Frutos do Mar (salmão, atum, peixe cavala)
- Óleo de Coco
- Alimentos Probióticos (iogurtes naturais)
- Abacate
- Frutos vermelhos (amoras, morangos)
- Chá Verde
- Azeite
- Linhaça
- Chia
A alimentação diária tem de ser rica em fibras para que a gordura localizada vá sendo eliminada.
Também se pode praticar exercício para acabar com a gordura localizada na barriga e coxas:
- Abdominais
- Corrida
- Ciclismo
- Musculação
- Pilates
- Ginástica Localizada
- Ginástica Funcional
- Exercícios aeróbicos
Embora todos esses exercícios tenham de ser intervalados para que o corpo tenha descanso, por não estar habituado a essa rotina.
Existem, claro, tratamentos estéticos embora não resultem da mesma maneira que a alimentação saudável e os exercícios porque os tratamentos não vão eliminar as células de gordura mas sim, fazê-las diminuir de tamanho sem se multiplicarem por uns tempos.
Com a alimentação e os exercícios regulares, a gordura localizada acaba por ser eliminada totalmente, num determinado espaço de tempo, embora vá depender de pessoa para pessoa.
Posto isto, mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e inclua na sua alimentação alimentos ricos em Ómega 3. Esses hábitos, aliados a exercícios físicos frequentes, trarão resultados surpreendentes na perda de gordura corporal, em especial, a gordura localizada.
Como não acumulou de um dia pro outro, o processo de perda também é gradual e precisa de muito foco. Muito bom o seu conteúdo. Eu também escrevo sobre esse assunto em meu site e busco esclarecer pras pessoas como obter um resultado real e duradouro. Parabéns pela iniciativa.
ResponderEliminar