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23 de maio de 2015

Os benefícios da Goji Berry

Goji berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji berry são atribuídas muitas propriedades medicinais, pois esta, é uma fruta rica em aminoácidos e vitaminas. A planta é originária das montanhas do Tibete, e é uma fruta típica da Ásia. 
Esta fruta possui 50 vezes mais vitamina C do que a laranja e é a maior fonte conhecida de carotenoides.

Nutrientes de GojiBerry
  • 19 Aminoácidos - Estes ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito "essenciais", que não são produzidos no nosso corpo.
  • 21 Minerais - Nestes minerais está incluído o mineral germânio, considerado em estudos como tendo atividade anticancerígena. 
  • Carotenoides antioxidantes - Destes Carotenoides, destaca-se o betacaroteno e zeaxantina, protetor dos olhos.
  • 2500mg de Vitamina C por 100g da fruta
  • Vitaminas B1, B2 e B6
  • Beta-sisterol - Tem como função anti-inflamatória, mas também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, podendo ser usado no tratamento de impotência sexual e atua na prevenção de doenças da próstata.
  • Ácidos graxos essenciais - Que são necessários para síntese de hormonas e regulam o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. 
  • Cyperone - É um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Fisalina - Usado nos transtornos causados pela hepatite B. 
  • Betaína - Usada pelo fígado para produzir colina e protege a célula a nível de DNA.
  • Rica em Polissacarídeos
  • Arginina e glutamina - Que auxiliam na liberação de hormonas do crescimento. 
  • Fitoquímicos - Atuam como substâncias anti-cancerígenas.
  • Triptofano - Um aminoácido precursor de serotonina, que leva ao estado de bom-humor, alegria e satisfação. 
A GojiBerry ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico. Este também diminui a celulite, tem ação anti-cancerígena e previne doenças cardiovasculares.
Este fruto tem alguns benefícios associados, tais como:
  • Ajuda a emagrecer
  • Diminui a celulite
  • Melhora o sistema imunológico
  • Melhora a visão
  • Protege a pele
  • Tem ações anti-cancerígenas
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Protege o cérebro
  • Proporciona bem-estar
  • Tem ações antioxidantes
  • Previne diabetes
  • Combate o envelhecimento
  • Aumenta o nível de energia
  • Possui propriedades anti-inflamatórias
Qual a quantidade diária recomendada?
Duas colheres de sopa ao dia ou 150 ml do seu sumo. Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã.

Com este fruto exótico podemos fazer algumas receitas interessantes, tais como, uma mousse de goji berry; um chá do mesmo e até uma salada de goji berry.

Existe até um mito muito interessante sobre o consumo desta fruta:
Existe uma lenda na Ásia que diz que um homem chinês consumiu o Goji Berry todos os dias ao longo da sua vida e viveu por 256 anos.

Esta longevidade fora dos padrões atuais seria consequência do alto poder antioxidante da fruta, mas ninguém sabe se esta história é verdadeira ou apenas um mito, mas o fato é que os benefícios que ele traz à saúde são tantos que torna-se quase obrigatório incluí-lo na sua dieta.

No entanto, como todas sabem, tudo o que for consumido em exagero traz complicações. Por isso, é necessário precaução com o consumo excessivo da fruta, principalmente em função da alta concentração de vitamina C. A máxima ingestão diária dessa substância não deve ultrapassar 2000 mg e o seu excesso por longos períodos de tempo pode causar problemas, tais como:
  • Cálculos renais
  • Distúrbios gastrointestinais
  • Incómodo na bexiga.
Estudos apontaram que o excesso também pode ser perigoso em virtude da interação dos princípios do goji com medicamentos, como anticoagulantes ou fármacos para o controle glicêmico e de pressão. Para não ter problemas, quantidades superiores a 45 gramas por dia devem ser evitadas.

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