Escreva a sua pesquisa

14 de setembro de 2011

Beneficios da Laranja

quarta-feira, setembro 14, 2011

Cada 100 gramas de laranja possui, em média, 42 calorias e 4,3 gramas de fibras.
Hoje em dia consegue-se comer laranjas durante todo o ano. Vai longe o tempo em que esta fruta era apenas abundante entre os meses de Janeiro e Maio. É uma fruta que está ao alcance de todos com boa qualidade e a um preço bastante acessível comparado a outros frutos, como o morango e até o abacaxi.
A Laranja no Inverno é uma grande aliada contra gripes e constipações, e no Verão ajuda a manter o peso. Devido ao seu baixo teor de gordura e calorias, é facilmente aconselhada para programas de perda e controlo de peso.
A laranja é extremamente rica em vitamina C (100 gramas fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina), em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras.

Afinal quais são os benefícios da laranja para a saúde?
  • O betacaroteno, que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante.
  • A pectina, uma fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta, nas membranas e parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue.
  • Aumenta a protecção contra as infecções e gripes.
  • Facilita a digestão e a função intestinal.
  • O seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue.
  • Reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, preservando assim um aspecto jovem do individuo.
  • Reforça as defesas do organismo.
  • Corrige a acidez excessiva do organismo.
Dicas
  • Antes de uma caminhada beba um copo de sumo de laranja: dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.
  • Para aproveitar o máximo dos nutrientes do sumo de laranja, faça o sumo no liquidificador ou numa centrifugadora (que aproveita o suco da laranja inteira). Se optar por espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.
  • Uma laranja por dia ajuda a prevenir certos cancros.

3 de setembro de 2011

O Exercício Físico e o Álcool

sábado, setembro 03, 2011

Uma pesquisa mostrou que pequenas quantidades de álcool aumentam a resistência muscular e a força, mas estes benefícios são de pouca duração. Depois de 20 minutos, estes benefícios irão desaparecer e dar lugar aos seguintes malefícios: reduz a força, a resistência, a capacidade aeróbica, o tempo de recuperação, a capacidade de metabolização da gordura, o crescimento muscular e quando usado a longo prazo, pode causar uma grave deterioração do sistema nervoso central.

O álcool causa uma libertação de insulina, que aumenta o metabolismo de glicogénio, que poupa gordura e faz com que a perda de gordura seja muito difícil.
Como o fígado é o órgão que desintoxica o álcool, quanto mais você bebe, mais o seu fígado tem que trabalhar. O stress extra das bebidas alcoólicas no seu fígado pode causar danos graves e até mesmo destruir algumas células do seu fígado.

O álcool é diurético, e quando consumido em grandes quantidades pode colocar muito stress sobre os rins, e durante este processo pode ocorrer retenção de líquidos.

Se quiser beber, beba com moderação, mas  nunca antes do seu treino.

Popular