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10 de maio de 2017

Melhor chá para eliminar gases

quarta-feira, maio 10, 2017
Os gases intestinais são bastante desconfortáveis, e provocam dores e sensação de barriga inchada. Existem várias formas que ajudam a eliminar os gases e no artigo de hoje irá descobrir o que são realmente os gases intestinais, quais as suas causas e os chás que ajudam a eliminá-los.

O que são gases intestinais?
Sabia que o ser humano consegue eliminar cerca de 1,5 litros de gases por dia, repartidos entre 10 a 20 flatos por dia? A maioria destes gases são libertados de forma despercebida, e são compostos por nitrogénio, oxigénio, dióxido de carbono, hidrogénio e metano. Nenhum destes é responsável pelo mau cheiro, esse tem origem noutra substância, o enxofre, por isso nem todos os gases tem mau cheiro.
Os gases intestinais são formados pelos milhões de bactérias presentes no trato digestivo e que participam na digestão, e são produzidos após a metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas.

Quais as causas dos gases intestinais?
É normal existirem gases no nosso organismo, nomeadamente no intestino, só quando são em demasia é que provocam bastante desconforto. O excesso de gases intestinais é principalmente provocado por uma má alimentação, ou que seja rica em alimentos que provocam gases, veja alguns exemplos:
  • Feijão, milho, lentilhas, ervilhas
  • Leite, cerveja preta, refrigerantes
  • Couve-flor, repolho, brócolos
  • Cebola, alho, couve-de-bruxelas, pepino, nabo
  • Ovos, batatas, alimentos processados (bolos, bolachas, etc)
  • O enxofre, causador do mau cheiro, provém da ingestão de proteínas, sendo a carne de porco a que deve ser mais evitada.

Existem outras causas que não estão relacionadas com a alimentação, como a falta de exercício físico, intolerância à lactose, uso de antibióticos e constipação intestinal, bem como sexo anal passivo.


Chás que eliminam gases intestinais
Os chás de ervas são uma boa solução para combater o excesso de gases intestinais, diminuindo assim a dor e o inchaço. 

Chá de Erva-Doce
A Erva-doce ajuda a combater as cólicas bem como a dor de estômago.
Coloque 1 colher de erva-doce numa chávena e cubra com a água a ferver. Deixe arrefecer, coe e beba a seguir, fazendo isso de 2 a 3 vezes por dia após as refeições.

Chá de Gengibre
O gengibre é conhecido por ajudar a tratar vómitos e náuseas, mas também ajuda imenso a eliminar os gases.
Coloque 1 litro de água e cerca de 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e esperar que fique morno. Coar e beber sem adicionar açúcar.

Chá de Carqueja
Para combater o excesso de gases intestinais, deverá beber um chávena de Carqueja logo após as refeições. Para preparar o chá, adicione uma colher de sopa de carqueja a uma chávena com água ferver e deixe repousar por 15 minutos, depois coe e beba o chá sem açúcar, cerca de três vezes ao dia.

Chá de Cidreira
A Cidreira ajuda imenso a diminuir a produção de gases e a combater a prisão de ventre. Para fazer o chá coloque 1 colher de sopa de cidreira e 1 colher de sopa de funcho numa chávena com água a ferver. Tape e deixe a mistura ficar morna, depois coe e beba. Não adicione açúcar nem mel, pois ambos beneficiam a produção de gases.

17 de março de 2017

10 alimentos que aceleram o metabolismo

sexta-feira, março 17, 2017
Você sofre de metabolismo lento? Já fez dietas e mais dietas e teve poucos ou nenhuns resultados e está a começar a ficar desmotivado sem saber o que fazer? Então este artigo é para si. Existem formas de acelerar o metabolismo de forma natural e hoje irei dar a conhecer 10 alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo lento.
Mas afinal o que é o metabolismo?
O metabolismo é um processo de transformações químicas que acontece no nosso organismo que garante a reprodução e crescimento de células. Ele divide-se em anabolismo e catabolismo. Quando o catabolismo é superior ao anabolismo, o organismo perde massa, tornando o metabolismo mais rápido, quando acontece o contrário, ou seja o anabolismo é superior catabolismo, o metabolismo torna-se lento, e o organismo cresce e ganha mais massa. O ideal é o organismo estar em homeostase, ou seja os dois processos tem que estar em equilíbrio.

Quais os alimentos que tornam o metabolismo mais rápido?
Existem de facto alguns alimentos que tornam o metabolismo, veja alguns exemplos:

1. Limão e Laranja
Bem como todas as outras frutas cítricas. Devido à elevada quantidade de Vitamina C, estas frutas ajudam bastante o metabolismo. Quem não conhece a dica da água com limão em jejum de manhã, nos programas para perder peso?

2. Bróculos
É considerado um super alimento, pois é rico em cálcio, vitamina D, A e K, e melhor acelera o metabolismo.

3. Especiarias/Temperos
Sim, os sabores picantes aceleram o metabolismo. Alguns exemplos são a pimenta, o gengibre e as sementes de mostarda.

4. Ómega 3
Os alimentos ricos neste ácido gordo, como o salmão, o atum, o azeite extra virgem e espinafres, são ótimos para o organismo e para o metabolismo ficar mais rápido. Atenção que os alimentos ricos em ómega 3 não devem ser cozinhados em altas temperaturas nem ser fritos, pois as suas propriedades irão desaparecer.

5. Cereais integrais
Por serem ricos em carboidratos complexos e nutrientes, alimentos como o arroz e massa integral, aveia e quinoa, são indicados para acelerar o metabolismo. Os carboidratos são libertados de forma mais lenta evitando assim os picos de insulina.



6. Maçã
É um dos alimentos com menos calorias e para além disso ainda ajuda a colocar o metabolismo mais rápido, por isso esta fruta está sempre incluída em qualquer dieta para emagrecer.

7. Chá verde
Este poderoso chá também está sempre presente em qualquer programa de perda de peso, devido às suas propriedades. A cafeína ajuda imenso na perda de peso devido à acção que esta tem no metabolismo.

8. Alimentos ricos em vitamina B
Estes alimentos demoram mais tempo a serem digeridos no organismo, por isso são mais saciantes. Alguns exemplos são: castanhas, abacate, couve, espinafre e levedura de cerveja.

9. Amêndoas
Para além de fornecerem vitaminas e fibras ao nosso organismo, ainda são bastante saciantes, sendo assim óptimos snacks para o lanche e entre refeições. 

10. Frutos vermelhos
Poucas calorias, ricas em antioxidantes e fibras, e com um sabor incrível, não são qualidades que chegue para as incluir no seu programa de emagrecimento? Se sente falta de doce, são a escolha mais acertada!

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24 de fevereiro de 2017

Saltar à corda - Conheça os seus beneficios

sexta-feira, fevereiro 24, 2017
Confesse! Que saudades de ser criança e saltar à corda! Todas as crianças adoram, e até competem entre si para ver quem consegue aguentar mais tempo. É um facto que é um hábito, que infelizmente, se vai perdendo ao longo dos anos. E quer saber o que é o mais engraçado? Por vezes quando pensámos em praticar mais actividade física, quer por prazer ou por necessidade, nos esquecemos completamente de incluir este nosso velho hábito. E acreditem, é um erro tão grande, pois é dos exercícios mais poderosos que existem no que diz respeito ao emagrecimento.
Benefícios de Saltar à corda
  • Tonifica os músculos
  • Ajuda a combater a celulite
  • Desenvolve a coordenação motora e agilidade
  • Aumenta a resistência do corpo
  • Proporciona condicionamento cardiovascular
  • Queima calorias (cerca de 500 a 800 por hora)


  • Melhora a capacidade aeróbica
  • Queima a gordura e modela as curvas
  • Aumenta a sua auto-estima
  • Fácil e prático, pode praticá-lo em qualquer lado e a qualquer hora
  • Devido à sua intensidade e quantidade de músculos envolvidos, com 5 a 20 minutos por dia e com 3 a 4 sessões por semana são suficientes para começar a sentir os resultados benéficos do esforço.
E então ficou convencido para começar a saltar à corda?

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