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18 de setembro de 2015

Como manter um postura saudável?


Alguns aspetos da vida moderna, como usar saltos altos ou estar sentado em frente ao computador, criam fatores de stress para a sua postura.
Uma má postura pode resultar num alinhamento do corpo desequilibrado, tensão nos ligamentos e músculos, dores crónicas, lesões, dores nas costas, pescoço ou ancas, articulações rígidas e músculos tensos. Mas, na altura de corrigir a postura, muitas pessoas tendem a colocar os ombros demasiado para trás, arqueando demasiado as costas e levando o peso do corpo para a direção errada. Para corrigir a postura corporal é necessário estar consciente do seu corpo e fazer alongamentos e exercícios simples.

Pratique uma postura saudável - Encoste-se a uma parede e certifique-se de que a parte superior das costas, as nádegas e os ombros estão a tocar a parede, enquanto os pés estão a alguns centímetros da parede. Deve conseguir colocar as suas mãos no espaço livre no fundo das costas mas certifique-se de que este espaço não é muito grande. Depois afaste-se da parede e tente manter a posição. Ao fortalecer os músculos, vai sendo mais fácil manter a postura.

Use tecnologia com uma postura saudável - Vivemos rodeados de tecnologia e pegar num telefone ou estar ao computador são movimentos comuns que podem pressionar a parte superior das costas e pescoço, o que resulta em ombros arredondados e cabeça curvada. Esta posição vai, com o tempo, causar dores crónicas. Assim, para usar a tecnologia de forma saudável, siga estas dicas: coloque o telemóvel ao nível dos olhos, para não curvar a cabeça; faça exercícios para fortalecer a zona superior das costas, ombros e peito, faça exercícios respiratórios e esteja alerta para a sua postura ao longo do dia.

No escritório - Se passa o dia sentado à secretária, é importante que a postura seja correta: o teclado deve ficar à altura dos cotovelos e as mãos devem descansar na mesa; o computador deve estar colocado à altura dos olhos e os pés devem tocar o chão. A cada hora, deve fazer uma pausa e caminhar um pouco. Ao regressar, esteja atento à sua postura.

Nos saltos altos - Caminhar em saltos altos é como caminhar nas pontas dos pés, o que provoca uma reação em cadeia no resto do corpo: os joelhos distendem, a pélvis inclina-se para a frente, a parte inferior das costas contrai-se e os músculos abdominais enfraquecem. Por isso, certifique-se de que os músculos abdominais estão a trabalhar para prevenir esforço adicional das costas. Além disso, evite usar saltos todos os dias e, quando o faz, prefira os mais grossos.

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