Escreva a sua pesquisa

18 de setembro de 2015

Como manter um postura saudável?


Alguns aspetos da vida moderna, como usar saltos altos ou estar sentado em frente ao computador, criam fatores de stress para a sua postura.
Uma má postura pode resultar num alinhamento do corpo desequilibrado, tensão nos ligamentos e músculos, dores crónicas, lesões, dores nas costas, pescoço ou ancas, articulações rígidas e músculos tensos. Mas, na altura de corrigir a postura, muitas pessoas tendem a colocar os ombros demasiado para trás, arqueando demasiado as costas e levando o peso do corpo para a direção errada. Para corrigir a postura corporal é necessário estar consciente do seu corpo e fazer alongamentos e exercícios simples.

Pratique uma postura saudável - Encoste-se a uma parede e certifique-se de que a parte superior das costas, as nádegas e os ombros estão a tocar a parede, enquanto os pés estão a alguns centímetros da parede. Deve conseguir colocar as suas mãos no espaço livre no fundo das costas mas certifique-se de que este espaço não é muito grande. Depois afaste-se da parede e tente manter a posição. Ao fortalecer os músculos, vai sendo mais fácil manter a postura.

Use tecnologia com uma postura saudável - Vivemos rodeados de tecnologia e pegar num telefone ou estar ao computador são movimentos comuns que podem pressionar a parte superior das costas e pescoço, o que resulta em ombros arredondados e cabeça curvada. Esta posição vai, com o tempo, causar dores crónicas. Assim, para usar a tecnologia de forma saudável, siga estas dicas: coloque o telemóvel ao nível dos olhos, para não curvar a cabeça; faça exercícios para fortalecer a zona superior das costas, ombros e peito, faça exercícios respiratórios e esteja alerta para a sua postura ao longo do dia.

No escritório - Se passa o dia sentado à secretária, é importante que a postura seja correta: o teclado deve ficar à altura dos cotovelos e as mãos devem descansar na mesa; o computador deve estar colocado à altura dos olhos e os pés devem tocar o chão. A cada hora, deve fazer uma pausa e caminhar um pouco. Ao regressar, esteja atento à sua postura.

Nos saltos altos - Caminhar em saltos altos é como caminhar nas pontas dos pés, o que provoca uma reação em cadeia no resto do corpo: os joelhos distendem, a pélvis inclina-se para a frente, a parte inferior das costas contrai-se e os músculos abdominais enfraquecem. Por isso, certifique-se de que os músculos abdominais estão a trabalhar para prevenir esforço adicional das costas. Além disso, evite usar saltos todos os dias e, quando o faz, prefira os mais grossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular