Escreva a sua pesquisa

1 de dezembro de 2012

Como combater a Celulite?

A verdadeira celulite, no sentido médico do termo, é uma inflamação do tecido subcutâneo que altera a superfície da pele. Torna-a vermelha, luzidia e dura. O termo designa também uma tumefação do tecido adiposo alojado sob a pele, em certas zonas do corpo, nomeadamente no ventre e na parte superior das coxas. A tumefação destes tecidos confere à pele um aspeto característico, semelhante à casca de laranja.

A celulite tem sido muito estudada. Atualmente, aceita-se que esta gordura normal deixa de o ser quando se torna excessiva. As hormonas femininas parecem ser o agente multiplicador. A partir da puberdade, os estrogénios determinam a repartição e o enchimento das células adiposas nas ancas e nas coxas. Segundo os especialistas, essa gordura constitui uma característica eminentemente sexual da mulher.
As transformações hormonais na adolescência  na gravidez e na menopausa modificam o volume das células adiposas. Além disso, uma parte da água retida pelo corpo durante os dias que antecedem os períodos menstruais concentra-se nessas células e asfixia, gradualmente, os tecidos. Essa gordura ginoide (de mulher), perfeitamente normal, resiste a todos os tratamentos. Nenhuma dieta a pode eliminar! Este facto ficou provado em circunstancias dramáticas quando, em 1945, as deportadas dos campos de concentração foram libertadas. Apesar da sua magreza, elas continuavam a ter gordura ginoide nas ancas.

O sedentarismo também acelera o engrossamento da parte superior das coxas. Ficar oito horas por dia sentada atrás de uma secretária, com todos os músculos relaxados, entorpece a circulação e a oxigenação dos tecidos e favorece a formação de gordura excedentária. Pelo contrário, nenhuma desportista de alto nível tem celulite.

E porque, quando não há explicações concretas, é sempre confortável incriminá-lo, parece que o stress também aumenta a formação de celulite. Uma coisa é certa, esse excesso de gordura não é devido a qualquer disfunção do fígado ou dos rins, nem à acumulação de toxinas ou de quaisquer outros resíduos.

Soluções?
Existe uma grande variedade de propostas, mas nem todas são eficazes. Na realidade, tudo leva a crer que os tratamentos ditos locais sejam uma utopia.
A única forma de perder alguns centímetros na silhueta é "derreter" a gordura proveniente dos alimentos que se instalou sobre a gordura ginoide. Em seguida, e acima de tudo, é preciso modificar o estilo de vida. Isto é, beber muita água, assegurar um trânsito intestinal perfeito, à base de fibras e sem laxativos, e fazer exercício físico.

Adelgaçar as ancas é uma tarefa muito difícil  É mais simples impedir que a gordura se instale, mas isso exige um estilo de vida saudável. Há que assinalar que 20 a 30% do peso total das mulheres está acumulado nos compartimentos adiposos. Nos homens, estes valores descem para 15 a 20%. Nesse ponto, convém salientar que os padrões de beleza impostos pela moda são um absurdo. Aliás, já alguém afirmou que a celulite "não é uma patologia, mas um fenómeno de civilização".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular

Follow by Email