Escreva a sua pesquisa

7 de julho de 2011

Pele Seca

Se tens uma pele muito seca, deves hidratar a pele de todo o corpo diariamente e repetir esse gesto, caso seja necessário, várias vezes ao dia, com hidratantes que estabeleçam uma barreira entre a pele e a humidade.
Além dos cremes, loções e produtos hidratantes que encontras à venda em farmácias, perfumarias e supermercados, podes também experimentar fazer um tratamento com óleos corporais. São uma boa solução quando a pele está a precisar de cuidados extra.
Este tipo de produtos devem ser usados depois do banho e não necessitam de ser enxaguados, secam naturalmente e, apesar de não entrarem nas camadas inferiores da pele, melhoram o aspecto da epiderme e eliminam as escamas provocadas pela secura extrema. Podes também usá-los nas mãos antes de se deitar. Massaja-as com óleo de amêndoas, calça luvas de algodão e deixa repousar durante 15 minutos.
Antes de hidratar o rosto, é obrigatório eliminar todas as impurezas com água fria ou morna. Quanto mais quente for a água, mais seca ficará a pele.
Escolhe um leite ou um gel de limpeza não detersivos, que arrastem a sujidade sem agredir a pele e que não alterem o equilíbrio fisiológico cutâneo. Os que contêm aveia coloidal são um bom exemplo disso.
De seguida, aplica o creme hidratante, massajando o rosto suavemente. Escolhe produtos adequados ao teu tipo de pele e que sejam ricos em ceramidas, ácido glicólico, vitamina E e lactato de amónio. Este último promove uma reorganização da camada córnea, devolvendo à pele a capacidade de reter água.

Os lábios são uma das zonas do rosto particularmente sensíveis às baixas temperaturas. Para evitar que fiquem secos e gretados, nunca saias de casa sem os proteger e leva sempre contigo um bâton ou um creme labial nutritivo e hidratante, que deve também conter índice de protecção.
Não cometas o erro de os molhar constantemente com saliva, pois esse gesto contribui apenas para que fiquem mais desidratados.

As mudanças bruscas de temperatura e a constante fricção das peças de roupa agravam ainda mais a situação, a pele torna-se seca e podem surgir descamações.

Dicas muito importantes
Não tomes banho com água muito quente e opta por um creme lavante em vez dos sabonetes. No final do duche, usa um creme hidratante e nutritivo, com ureia e lactato de amónio, espalha-o massajando-o por todo o corpo, dando especial atenção às áreas mais secas (cotovelos e joelhos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular