Escreva a sua pesquisa

19 de julho de 2011

Exercício Físico - Perguntas e respostas (Parte IV)

Hoje será o ultimo artigo da série de artigos sobre o exercício físico. Falamos sobre os benefícios, como usufruir dos benefícios e os mitos, e agora irei mostrar várias perguntas que são muitas vezes feitas no que toca ao exercício físico.

Como evitar a "dor de burro" quando fazemos treino cardiovascular?
O termo correcto para a "dor de burro" são espasmos e dores no interior da zona abdominal. Surgem normalmente durante o exercício físico, especialmente nos primeiros tempos. Quando a dor surge é aconselhável diminuir a intensidade do treino, e para preveni-la deverá começar o treino de forma menos intensa e depois ir aumentar e também não comer nas duas horas anteriores.

Temos mesmo que esperar três horas depois de comer para fazer exercício físico?
Depende do que foi ingerido na refeição. Por exemplo, se comeu uma refeição pesada é melhor esperar as três horas ou até mais antes de começar a fazer exercício físico. Se fez uma refeição leve, pode começar duas horas depois, para garantir que a digestão é bem feita. Se fizer corrida depois de comer, pode ser prejudicial para a sua saúde.

Qual o mais apropriado, correr na passadeira ou ao ar livre?
Ambos tem as suas vantagens e desvantagens. Para quem não têm lugar para correr, a passadeira é o mais apropriado, também tem a vantagem de proteger mais as articulações dos impactos do solo em relação à corrida ao ar livre.

Qual a melhor hora para treinar?
As ideias aqui separam-se. Há quem prefira de manhã cedo, ou ao final da tarde. As duas opções têm as suas vantagens. Nunca se deve fazer exercício no pico de calor e depois das 20:00 ou 20:30 porque nessa altura o corpo começa a baixar o seu rendimento, quer a nível muscular quer a nível cardiovascular. Treinar de manhã é bom para perda de peso, o metabolismo está acelerado, mas ao final da tarde, está mais desperto e assim mais atento ao esforço que faz, prevenindo assim lesões.

Tenho que beber ou comer durante o treino?
A única maneira de conservar os níveis de energia, durante um treino longo, ou uma volta de bicicleta longa, é  ingerir hidratos de carbono e água durante o treino. Se o treino ultrapassar uma hora e meia é recomendável recorrer-se às bebidas (bebidas isotónicas ou água), às barras energéticas, frutos secos ou aos complementos em gel.

Qual a melhor altura para alongar?
Qualquer altura é boa, desde que os músculos não estejam "frios". Quando se faz musculação os alongamentos deverão ser feitos no final do treino, pois para obter melhor contracção muscular não se deve relaxar os músculos antes. é fundamental o alongamento depois de qualquer treino, pois ajuda os músculos a relaxar e previne lesões.

Espero que tenham gostado desta série de artigos sobre o exercício físico.
Têm alguma sugestão para outra série de artigos?

5 comentários:


  1. Cristiana Fernandes
    Boa tarde, sou a Cristiana e tenho 26 anos . pratico exercício com frequência, mais de 4 vezes por semana. No entanto dou-.me mal com a corrida. Tenho uma alimentação equilibrada, uma vez que não preciso de restrições. Quando corro, a partir de um certo tempo, 30m precisamente, começo a sentir tonturas, visão turva, e o corpo começa a perder forças. Qual problema poderei ter, que me dá incapacidade de correr?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana, um dos problemas poderá ser falta de resistência, porque não tenta correr por menos tempo e depois ir aumentado gradualmente? Se o problema persistir tente consultar o seu médico ou até mesmo um profissional ligado ao desporto, para saber a fonte do seu problema.

      Eliminar
  2. Olá gostaria de saber se fazendo 1 série de abdominal, flexão e prancha, aumentando gradativamente o número de vezes de cada um desses exercício, por exemplo, faço 1 série de 60 flexão e aumento a cada 2 semanas pra 10 a mais se vou ter algum resultado a longo prazo?

    ResponderEliminar
  3. olá gostaria de saber ou qual o exercício mais apropriado para uma pessoa com anemia aplástica, ou derivado à sua origem é desaconselhavel. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário.
      Na minha opinião deverá procurar um médico para saber as causas da sua anemia e como tratá-La devidamente. No que toca ao exercício físico, as pessoas que sofrem anemia podem fazer exercício físico mas sempre que um médico assim o permitir, por isso é importante ouvir a opinião do seu médico.
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular