Escreva a sua pesquisa

7 de julho de 2011

Celulite

A celulite atinge até 95% das mulheres, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incomodo e insatisfação com o próprio corpo.
As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdómen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.

Como se forma a celulite?
No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.

Classificação da Celulite
  • Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
  • Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
  • Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.
Como eliminar a Celulite?
Dieta equilibrada e exercício fisico - Evita o consumo de álcool, café e tabaco, pois estes afectam negativamente o sistema circulatório. Inclui na tua alimentação produtos frescos e naturais, água mineral, cereais integrais, frutas, verduras, peixe e carnes brancas. É aconselhável realizar exercícios regulares para incentivar a eliminação das reservas de gordura acumulada nas zonas mais afectadas. Os melhores exercícios para combater a celulite é a natação e andar de bicicleta.
Anticeluliticos - Escolhe um bom celulitico e deverás aplicá-lo 2 vezes por dia, de manhã e à noite. A pele deverá estar cuidadosamente limpa, por isso o ideal é aplicar o creme logo a seguir ao banho. No entanto não se deve aplicar directamente, a área afectada deve ser "activada" com pequenos beliscões, assim activando a circulação sanguínea para que o produto atinja maior penetração.
Aplicação com massagem - A massagem é fundamental na aplicação do anticelulitico, pois ajuda na drenagem dos tecidos e activa a circulação dos ácidos gordos, provocando assim a sua eliminação.
  • Cintura e zona abdominal - aplicar o creme desde a parte inferior, ascendendo até à zona do busto. Os movimentos devem ser circulares e ascendentes.
  • Pernas - Aplica o creme do tornozelo para a coxa. Os movimentos devem ser circulares e ascendentes.
  • Braços - aplica o produto desde o punho ao cotovelo. Em seguida, a partir do cotovelo até ao ombro, tal como indicado nos casos anteriores. Insiste no interior do braço.
  • Nádegas - Aplica o creme desde a parte inferior, utilizando movimentos circulares e não esquecendo os lados das nádegas.

2 comentários:

  1. Olá! Muito obrigada por teres visitado o meu blog e comentado! Espero que cntinues a visitar...
    Gostei muito deste post, fiquei a saber mais sobre a celulite>! Bjs TeenGirl
    http://teengirl-world.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular