Escreva a sua pesquisa

6 de julho de 2011

Como prevenir as Cãibras?

Quem pratica regularmente exercício fisico ou até mesmo um desporto de competição deve prestar atenção a este assunto.

Se sentires que está a chegar uma cãibra, diminui imediatamente a intensidade do exercício e relaxa ao máximo o músculo afectado.
Se ela já "chegou" alonga e massaja o músculo afectado em sentido centrípeto, ou seja, de fora para o interior do corpo.
Quando a dor passar convem parares de fazer o exercicio que a causou, para evitar que reapareça e com maior intensidade.

Como evitar ?
  • O mais importante é cuidares da tua hidratação e repor os sais minerais perdidos com uma boa bebida desportiva.
  • Assegura um adequado equilíbrio iónico (sobretudo entre cálcio, magnésio e potássio) porque é a melhor maneira de prevenir as cãibras.
  • Uma hora antes da prova deves beber meio litro de bebida isotónica.
  • Corrige as possíveis anomalias mecânicas: técnica desportiva incorrecta, bicicleta mal regulada, sapatilhas inapropriadas, etc.
  • Uma dieta equilibrada, rica em fruta e verdura e não demasiado elevada em proteínas, também contribui para evitar cãibras. As bananas, pelo seu elevado teor em potássio, são um óptimo alimento anti-cãibras.
  • Alonga sempre antes e depois do exercício. Em competição evita as acelerações bruscas.
Se o problema persistir, consulta um médico desportivo. Pode ser recomendável tomar suplemen­tos de cálcio, magnésio e potássio ou que activem a circulação, como a levedura de cerveja ou a geleia real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular