Escreva a sua pesquisa

4 de julho de 2011

Dicas para combater a Barriga Inchada



A barriga inchada pode ter muitas origens mas a mais comum está relacionada com a má alimentação (excesso de gordura) ou má digestão (acumulação de gases e retenção de líquidos). Este distúrbio afeta principalmente mulheres. Se sofre de barriga inchada, ponha em prática algumas destas dicas e verá que irá melhorar e muito o seu bem-estar.

Dicas para combater a barriga inchada


Mastigue os alimentos devagar
Mastigar corretamente os alimentos é o primeiro passo para evitar a barriga inchada, se mastigar os alimentos devagar a digestão será mais rápida, por outro lado, a sensação de saciedade demora a chegar ao cérebro se você comer devagar , o cérebro vai receber a mensagem e você vai comer menos.

Prepare bem o seu prato
O que come é fundamental, quando se servir de comida  lembre-se deste truque, metade do prato deve ser só salada crua, sem molhos. A outra metade é dividida  numa porção de hidratos de carbono (prefira os integrais) e outra  porção de proteínas.

Beba muito
Ao longo do dia beba bastante água e chá, mas evite beber depois das 19h. Beber durante as refeições também ajuda a reter líquidos por isso deve evitar. A ingestão de bebidas gaseificadas também são uma das causas de barriga inchada.

Veja também: Chás que ajudam a combater a barriga inchada

Coma ao longo do dia
Faça 6 refeições ao longo do dia, coma várias vezes ao dia mas em poucas quantidades. As refeições devem ser divididas em pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Cuidados na alimentação
Evite ingerir refrigerantes, feijão, pão, queijo, carne vermelha, salsicha porque estes alimentos incham a barriga e causam gases.
Prefira os alimentos ricos em fibra e integrais: arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas.
Evite as bebidas que contém cafeína, gás e álcool.

Pratique exercício físico
Pratique atividades físicas, uma simples caminhada de 30 minutos num bom ritmo todos os dias ou subir escadas já contribui para o seu bem-estar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 25 gramas de fibras. Para isso, dever-se-á consumir 400 gramas de fruta e legumes por dia e cereais integrais. Ainda, um estudo de 2007, publicado na revista Nutrition Research, esclarece que a ingestão regular de ameixa em sumo tem um efeito laxante suave no alívio dos sintomas gastrointestinais.


Sofre de barriga inchada? Poe alguma destas dicas em prática? Conte-nos tudo nos comentários!

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe com os seus amigos nas redes sociais e ajude-nos a crescer! 

2 comentários:

  1. Obrigada!
    Infelizmente fico muitas vezes com a barriga inchada, é super desconfortável. Obrigada pelas dicas :)

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho 14 anos e tenho sempre a barriga inchada, eu costumo dizer que tenho a barriga de uma gravida ou entao a barriga em forma de bola.É super desconfortavel e desilegante :( Por muito que eu a encolha, o estomago e a parte inferior do umbigo ficam sempre inchados. Tenho 14 anos e preocupo-me muito com a minha aparencia, alias, preocupo-me DEMAIS com a minha aparencia. Eu olho para as outras raparigas da minha idade, que tem 50kl e tem uma barriguinha lisa. E eu que peso 48,5 tenho "peneu"... Quando estou sentada fico com o peneu todo á mostra, e agora é altura de ir para a praia, vestir o biquini e me divertir com os amigos, tenho uma vergonha imensa de aparecer com a barriga inchada... Todos os rapazes dizem que eu sou elengante, jeitosa e isso, mas isso é porque eu uso roupas que nao se nota a barriga inchada!! :(
    Odeio ter barriga inchada!!!
    Será que á medida que eu vou crescendo isto desaparacerá ou nao?

    Eu vou seguir as vossas dicas, pois acho que nao custa tentar :) Obg pelas dicas!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular