Escreva a sua pesquisa

7 de julho de 2011

Como tratar a Acne?

O que é a Acne ?
A acne é um problema cutâneo que afecta sobretudo os adolescentes, causando grande ansiedade e até diminuição da auto-estima, depressão e isolamento. Pode ser tratada com medicamentos adaptados a cada caso. Os cosméticos são indicados apenas para manter a higiene e limpeza da pele com acne ligeira.
Como se forma?
A acne é um problema de pele que pode apresentar várias formas: lesões cutâneas, pápulas, pústulas e pontos negros, entre outras. O nosso corpo está coberto de pêlos, cada um inserido num folículo pilo-sebáceo, constituído por uma glândula sebácea. Esta produz sebo, uma substância naturalmente excretada para a superfície da pele. Se a produção for excessiva e houver distúrbios ao nível de células da camada inferior da epiderme para a superior, o canal pode ficar obstruído e formar-se uma lesão (não inflamatória) designada por comedão. Este sinal marca o início da acne.
A mistura do sebo com células da pele é um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem originar lesões inflamatórias e agravar a acne, como pápulas e pústulas.
Diversos estudos indicam que factores genéticos e hormonais intervêm no desenvolvimento do problema. O stress pode agravá-lo, mas não é uma verdadeira causa. Quanto à falta de higiene e consumo de chocolate e açúcar, não existem provas de que façam aparecer acne.

Há tratamento ?
Sim, há. O tratamento depende da gravidade da situação.
Para a acne ligeira, podem ser usados os cosméticos, mas apenas para melhorar a aparência das lesões.
Nos casos mais ligeiros e moderados, usam-se, normalmente, medicamentos tópicos, como cremes e géis, que devem ser adaptados ao tipo de pele. Para a pele oleosa, a escolha recai sobre géis ou soluções, que não são gordurosos e têm um efeito de secagem. Se a pele for seca, o mais adequado são os cremes e as loções. Alguns destes medicamentos exigem receita médica. Podem ser eficazes, mas também apresentam efeitos secundários. Dependendo da substância utilizada e da sensibilidade da pele, estes medicamentos podem causar irritação, descamação e vermelhidão, entre outros.
A acne moderada a grave, em geral, é tratada com ajuda de comprimidos. Os antibióticos, por exemplo, são eficazes em lesões com e sem inflamação, sendo que os efeitos secundários variam consoante a substância usada: manchas nos dentes e aumento da sensibilidade da pele ao sol; outras podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais (pílula). Mas os contraceptivos orais com ciproterona podem ser usados no tratamento deste problema. Os medicamentos destinados a diminuir a produção de sebo e a dimensão das glândulas sebáceas também devem ser receitados criteriosamente, já que podem afectar a actividade das enzimas do fígado, aumentar o nível de colesterol e piorar a depressão. Podem, ainda, no caso das mulheres grávidas, causar malformações graves no feto.

Alguns cuidados indispensáveis
  • Tenha ou não seguido um tratamento, há precauções que pode adoptar, nomeadamente, não lavar o rosto mais de duas vezes por dia e fazê-lo com as mãos ou um pano muito suave. Convém evitar sabonetes e produtos de limpeza muito abrasivos.
  • A maquilhagem deve ser usada com cuidado. Para disfarçar as lesões da acne, prefira produtos de base aquosa aos de base oleosa. Escolha os que contêm a menção “não comedogénico” na embalagem.
  • Não esprema as borbulhas, nem as tape com pensos ou roupa apertada. Se o fizer, agravará o problema.
  • Antes de aplicar medicamentos tópicos, como cremes, géis ou outros, lave e limpe bem a pele. Faça o mesmo às suas mãos, antes e depois de usar o produto, para evitar que fiquem descamadas.
  • Se não se adaptar ao tratamento, se este causar efeitos secundários importantes ou não for eficaz, fale com o seu médico para fazer os devidos ajustes, por exemplo, ao nível dos horários das tomas ou do próprio medicamento.

1 comentário:

  1. Eu tenho acne já há algum tempo.
    Estou a ser acompanhada por o meu pediatra, e ele aconselhou-me a utilizar o creme Differin. E os resultados têm sido positivos.

    Bjs <3

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular